Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 15
NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO | DATA | RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA | DESTINATÁRIO | CLASSIFICAÇÃO | MATRICULA | TIPO | SITUAÇÃO |
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241/2011 | 23/09/2011 | Observar o disposto na Seção 61.23, do RBHA 61, mantendo válida a habilitação técnica dos pilotos de helicóptero. | DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | AGUARDANDO RESPOSTA | 242/2011 | 23/09/2011 | Introduzir na lista de verificações (check list) da aeronave PR-EBQ, a inspeção das marcas do torque nas porcas autofrenantes/parafusos com deformação elíptica das portas deslizantes. | DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | AGUARDANDO RESPOSTA | 243/2011 | 23/09/2011 | Orientar os inspetores de manutenção, para a observância dos procedimentos de manutenção previstos nos manuais pertinentes, quando estiverem executando as tarefas de supervisão. | LÍDER SIGNATURE | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | AGUARDANDO RESPOSTA | 244/2011 | 23/09/2011 | Determinar a utilização dos procedimentos previstos no MET, Capítulo 52-91-10-401, quando da instalação e remoção das portas deslizantes dos modelos HB 350 B, AS 350 (todas as versões), AS 355 (todas as versões) e AS 550 A2. | LÍDER SIGNATURE | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | AGUARDANDO RESPOSTA | 245/2011 | 23/09/2011 | Determinar a substituição sistemática da porca PN ASN52320BH060N por uma nova, quando da reinstalação da porta deslizante dos modelos HB 350 B, AS 350 (todas as versões), AS 355 (todas as versões) e AS 550 A2. | LÍDER SIGNATURE | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | AGUARDANDO RESPOSTA | 246/2011 | 23/09/2011 | Determinar a proibição do uso de graxa ou de qualquer lubrificante, nos termos do MET, item 1.2, do Capítulo 52.91.10.401, e itens 1.2 e 2, do Capítulo 52.91.10.501, quando da reinstalação da porta deslizante dos modelos HB 350 B, AS 350 (todas as versões), AS 355 (todas as versões) e AS 550 A2. | LÍDER SIGNATURE | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | AGUARDANDO RESPOSTA | 247/2011 | 23/09/2011 | Determinar o uso da marcação do torque das porcas PN ASN52320BH060N e dos parafusos com deformação elíptica - PN 350A25-14-1348-22, com tinta vermelha, conforme o MTC, Capítulo 20.02.05.404, página 9, item 1.8, quando da reinstalação da porta deslizante dos modelos HB 350 B, AS 350 (todas as versões), AS 355 (todas as versões) e AS 550 A2. | LÍDER SIGNATURE | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | AGUARDANDO RESPOSTA | 248/2011 | 23/09/2011 | Promover a divulgação deste incidente aos operadores e às oficinas de helicópteros de sua área de atuação, realçando os riscos decorrentes da reutilização das porcas PN ASN52320BH060N e da aplicação de graxa ou outro produto nos componentes da porta deslizante, quando da sua remoção, instalação ou regulagem, de acordo com o manual de manutenção do fabricante da aeronave. | PRIMEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | *** | 248/2011 | 23/09/2011 | Promover a divulgação deste incidente aos operadores e às oficinas de helicópteros de sua área de atuação, realçando os riscos decorrentes da reutilização das porcas PN ASN52320BH060N e da aplicação de graxa ou outro produto nos componentes da porta deslizante, quando da sua remoção, instalação ou regulagem, de acordo com o manual de manutenção do fabricante da aeronave. | SEGUNDO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | *** | 248/2011 | 23/09/2011 | Promover a divulgação deste incidente aos operadores e às oficinas de helicópteros de sua área de atuação, realçando os riscos decorrentes da reutilização das porcas PN ASN52320BH060N e da aplicação de graxa ou outro produto nos componentes da porta deslizante, quando da sua remoção, instalação ou regulagem, de acordo com o manual de manutenção do fabricante da aeronave. | TERCEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | *** | 248/2011 | 23/09/2011 | Promover a divulgação deste incidente aos operadores e às oficinas de helicópteros de sua área de atuação, realçando os riscos decorrentes da reutilização das porcas PN ASN52320BH060N e da aplicação de graxa ou outro produto nos componentes da porta deslizante, quando da sua remoção, instalação ou regulagem, de acordo com o manual de manutenção do fabricante da aeronave. | QUARTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | *** | 248/2011 | 23/09/2011 | Promover a divulgação deste incidente aos operadores e às oficinas de helicópteros de sua área de atuação, realçando os riscos decorrentes da reutilização das porcas PN ASN52320BH060N e da aplicação de graxa ou outro produto nos componentes da porta deslizante, quando da sua remoção, instalação ou regulagem, de acordo com o manual de manutenção do fabricante da aeronave. | QUINTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | *** | 248/2011 | 23/09/2011 | Promover a divulgação deste incidente aos operadores e às oficinas de helicópteros de sua área de atuação, realçando os riscos decorrentes da reutilização das porcas PN ASN52320BH060N e da aplicação de graxa ou outro produto nos componentes da porta deslizante, quando da sua remoção, instalação ou regulagem, de acordo com o manual de manutenção do fabricante da aeronave. | SEXTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | *** | 248/2011 | 23/09/2011 | Promover a divulgação deste incidente aos operadores e às oficinas de helicópteros de sua área de atuação, realçando os riscos decorrentes da reutilização das porcas PN ASN52320BH060N e da aplicação de graxa ou outro produto nos componentes da porta deslizante, quando da sua remoção, instalação ou regulagem, de acordo com o manual de manutenção do fabricante da aeronave. | SÉTIMO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | *** | 249/2011 | 23/09/2011 | Incrementar a fiscalização dos operadores policiais, a fim de inibir o voo de tripulantes com habilitação vencida. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE GRAVE | PREBQ | [SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTE | PERDA DE COMPONENTE EM VOO | ADOTADA |