CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
a

Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 10

1
NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
IG-011/CENIPA/2013-RSV00119/09/2013Reavaliar o treinamento periódico praticado pela TAM, visto que o que era praticado não abrangia totalmente o que está recomendado pela AIRBUS através do RECURRENT TRAINING AND CHECKING previsto no FLIGHT CREW TRAINING PROGRAM, datado de novembro de 2010, no que diz respeito à periodicidade dos treinamentos em simulador de voo.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROSADOTADA
IG-011/CENIPA/2013-RSV00219/09/2013ATUAR JUNTO AOS óRGãOS COMPETENTES, PARA AçõES PERTINENTES JULGADAS CABíVEIS, QUANTO AO PERIGO QUE SE TRADUZ à AVIAçãO NACIONAL E ESTRANGEIRA OPERANDO EM ESPAçO AéREO BRASILEIRO, DA ATIVIDADE DE SOLTURA DE QUALQUER TIPO DE BALãO QUE APRESENTE A CARACTERíSTICA DE INCONTROLABILIDADE.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROSADOTADA
IG-011/CENIPA/2013-RSV00319/09/2013Realizar a divulgação deste Relatório Final para a comunidade aeronáutica brasileira.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROSADOTADA
IG-011/CENIPA/2013-RSV00419/09/2013Dar conhecimento ao Ministério Público Federal do conteúdo da investigação deste Incidente Grave para ações pertinentes julgadas cabíveis, quanto ao perigo que se traduz à aviação nacional e estrangeira operando em espaço aéreo brasileiro, da atividade de soltura de qualquer tipo de balão que apresente a característica de incontrolabilidade, sejam eles, os artesanais sem fogo ou os dotados de chama incandescente como fonte de sustentação.CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROSADOTADA
125/D/1101/08/2011Adequar o treinamento da manobra *UNRELIABLE SPEED INDICATOR / ADR CHECK PROC*, incluindo as fases de subida, cruzeiro, aproximação e pouso nas sessões de treinamento inicial e periódico nos seguintes equipamentos: A320, A330, A340.TAM LINHAS AÉREASINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROS***
126/D/1101/08/2011Avaliar a necessidade de adequação do treinamento periódico da empresa ao recomendado no RECURRENT TRAINING AND CHECKING previsto no Flight Crew Training Program da AIRBUS, datado de novembro de 2010, reduzindo o intervalo entre treinamentos e cheques de 12 meses para 6 meses.TAM LINHAS AÉREASINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROS***
127/D/1101/08/2011Enfatizar nos treinamentos iniciais e periódicos (currículo de solo e de voo) os mínimos requeridos para operação em espaço aéreo RVSM.TAM LINHAS AÉREASINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROS***
128/D/1101/08/2011Enfatizar nos treinamentos iniciais e periódicos (currículo de solo e de voo) os mínimos requeridos para realização de procedimentos GNSS.TAM LINHAS AÉREASINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROS***
129/D/1101/08/2011Enfatizar nos treinamentos iniciais e periódicos (currículo de solo e de voo) a necessidade de declarar urgência/emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo de acordo com a legislação pertinente.TAM LINHAS AÉREASINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROS***
130/D/1101/08/2011Divulgar periodicamente, no menor prazo possível, os eventos afetos à Segurança de Voo para todos os tripulantes, com o objetivo de aumentar a consciência situacional dos mesmos e mitigar riscos.TAM LINHAS AÉREASINCIDENTE GRAVEPTMZC[OTHR] OUTROS***