Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 10
NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO | DATA | RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA | DESTINATÁRIO | CLASSIFICAÇÃO | MATRICULA | TIPO | SITUAÇÃO |
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IG-011/CENIPA/2013-RSV001 | 19/09/2013 | Reavaliar o treinamento periódico praticado pela TAM, visto que o que era praticado não abrangia totalmente o que está recomendado pela AIRBUS através do RECURRENT TRAINING AND CHECKING previsto no FLIGHT CREW TRAINING PROGRAM, datado de novembro de 2010, no que diz respeito à periodicidade dos treinamentos em simulador de voo. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | ADOTADA | IG-011/CENIPA/2013-RSV002 | 19/09/2013 | ATUAR JUNTO AOS óRGãOS COMPETENTES, PARA AçõES PERTINENTES JULGADAS CABíVEIS, QUANTO AO PERIGO QUE SE TRADUZ à AVIAçãO NACIONAL E ESTRANGEIRA OPERANDO EM ESPAçO AéREO BRASILEIRO, DA ATIVIDADE DE SOLTURA DE QUALQUER TIPO DE BALãO QUE APRESENTE A CARACTERíSTICA DE INCONTROLABILIDADE. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | ADOTADA | IG-011/CENIPA/2013-RSV003 | 19/09/2013 | Realizar a divulgação deste Relatório Final para a comunidade aeronáutica brasileira. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | ADOTADA | IG-011/CENIPA/2013-RSV004 | 19/09/2013 | Dar conhecimento ao Ministério Público Federal do conteúdo da investigação deste Incidente Grave para ações pertinentes julgadas cabíveis, quanto ao perigo que se traduz à aviação nacional e estrangeira operando em espaço aéreo brasileiro, da atividade de soltura de qualquer tipo de balão que apresente a característica de incontrolabilidade, sejam eles, os artesanais sem fogo ou os dotados de chama incandescente como fonte de sustentação. | CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | ADOTADA | 125/D/11 | 01/08/2011 | Adequar o treinamento da manobra *UNRELIABLE SPEED INDICATOR / ADR CHECK PROC*, incluindo as fases de subida, cruzeiro, aproximação e pouso nas sessões de treinamento inicial e periódico nos seguintes equipamentos: A320, A330, A340. | TAM LINHAS AÉREAS | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | *** | 126/D/11 | 01/08/2011 | Avaliar a necessidade de adequação do treinamento periódico da empresa ao recomendado no RECURRENT TRAINING AND CHECKING previsto no Flight Crew Training Program da AIRBUS, datado de novembro de 2010, reduzindo o intervalo entre treinamentos e cheques de 12 meses para 6 meses. | TAM LINHAS AÉREAS | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | *** | 127/D/11 | 01/08/2011 | Enfatizar nos treinamentos iniciais e periódicos (currículo de solo e de voo) os mínimos requeridos para operação em espaço aéreo RVSM. | TAM LINHAS AÉREAS | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | *** | 128/D/11 | 01/08/2011 | Enfatizar nos treinamentos iniciais e periódicos (currículo de solo e de voo) os mínimos requeridos para realização de procedimentos GNSS. | TAM LINHAS AÉREAS | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | *** | 129/D/11 | 01/08/2011 | Enfatizar nos treinamentos iniciais e periódicos (currículo de solo e de voo) a necessidade de declarar urgência/emergência aos órgãos de controle de tráfego aéreo de acordo com a legislação pertinente. | TAM LINHAS AÉREAS | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | *** | 130/D/11 | 01/08/2011 | Divulgar periodicamente, no menor prazo possível, os eventos afetos à Segurança de Voo para todos os tripulantes, com o objetivo de aumentar a consciência situacional dos mesmos e mitigar riscos. | TAM LINHAS AÉREAS | INCIDENTE GRAVE | PTMZC | [OTHR] OUTROS | *** |