Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 11
NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO | DATA | RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA | DESTINATÁRIO | CLASSIFICAÇÃO | MATRICULA | TIPO | SITUAÇÃO |
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I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 001 | 10/07/2013 | Assegurar que todas as solicitações de NOTAM enviadas ao ICA, no que diz respeito à infraestrutura aeroportuária, estejam contemplando as informações necessárias aos aeronavegantes de maneira clara, simples, concisa, livre de ambiguidades, de modo a ser compreendida sem necessidade de consultas a outros documentos, conforme prevê a ICA 53-1 no item 2.3.5. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 002 | 10/07/2013 | Aperfeiçoar o processo de coordenação entre a ANAC, os Operadores de Aeródromos e o DECEA, relativos as informações de Segurança Operacional que possam ser utilizadas pelos aeronavegantes, principalmente nos aeródromos que estejam passando por processo de modificação de infraestrutura aeroportuária. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | NÃO ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 003 | 10/07/2013 | Verificar junto aos Operadores Brasileiros e Estrangeiros que operam em aeródromos brasileiros o que estabelece o RBHA 91.101, RBHA 91.102 e o RBAC 129.19 (a) (b) (c), tendo em vista que durante a investigação do incidente foi observado a existência de diferentes Cartas de Aeródromo (ADC) associadas ao Aeródromo de Brasília, e ainda, os Boletins Informativos de Segurança Operacional produzidos e emitidos pelo Operador do Aeródromo, todos eles apresentando diferenças entre si, e que podem ser condições latentes para ocorrências aeronáuticas. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 004 | 10/07/2013 | Atuar junto aos Operadores de Aeródromos com objetivo de estabelecer procedimentos formais, de modo que o Setor de Engenharia disponibilize todos os dados necessários para que o Setor de Operações possa formalizar a solicitação de NOTAM contendo, de maneira completa e oportuna, todas as informações que os usuários do aeródromo necessitam para elaborar o planejamento dos voos de maneira segura, especialmente os dados relativos a alguma restrição temporária ou definitiva às operações aéreas, em consonância com a ICA 53-1/2012. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 005 | 10/07/2013 | Atuar junto aos Operadores de Aeródromos com objetivo de estabelecer procedimentos formais, de modo que os Setores de Engenharia e de Operações disponibilizem, oportunamente, todos os dados necessários para que os DTCEA disponham de tempo suficiente para o treinamento dos controladores de tráfego aéreo e à difusão aos usuários dos aeródromos (através de radiodifusão ATIS), relativos às modificações a serem introduzidas na rotina operacional. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | NÃO ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 006 | 10/07/2013 | Atuar junto ao Operador de Aeródromo com objetivo de orientar que as solicitações de NOTAM ocorram de modo planejado e definitivo, evitando as emissões sucessivas de NOTAM para retificar informações já divulgadas, tendo em vista o impacto negativo que as alterações sequenciadas sobre o mesmo assunto têm sobre a segurança operacional, em observância ao item 2.3.5 da ICA 53-1/2012. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA DE FORMA ALTERNATIVA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 007 | 10/07/2013 | Divulgar o conteúdo deste Relatório Final a todos os Operadores de Aeródromos brasileiros. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 008 | 10/07/2013 | Aperfeiçoar de maneira padronizada e sistêmica o briefing diário de alerta ao pessoal de serviço, realizado pelos Supervisores de Equipe, sobre todas as informações que possam ser utilizadas pelos controladores de tráfego aéreo, principalmente nos aeródromos que estejam passando por processo de modificação de infraestrutura aeroportuária. | DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREO | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 009 | 10/07/2013 | Aperfeiçoar o processo de coordenação e troca de informações com os Operadores de Aeródromos e a ANAC sobre todas as informações e ferramentas que possam ser utilizadas pelos controladores de tráfego aéreo, e consequentemente, pelos aeronavegantes, principalmente nos aeródromos que estejam passando por processo de modificação de infraestrutura aeroportuária. | DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREO | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 010 | 10/07/2013 | Estudar uma forma de manter uma atualização intermediária das cartas ADC, dos aeródromos que estejam passando por processo de modificação de infraestrutura aeroportuária, a fim de mitigar o risco da possibilidade de utilização de outros documentos, como boletins informativos e cartas confeccionadas pelos operadores. | DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREO | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA | I - 067/CENIPA/2013 ? RSV 011 | 10/07/2013 | Divulgar o conteúdo deste Relatório Final a todos os Destacamentos de Controle de Espaço Aéreo. | DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREO | INCIDENTE | CSTOF | [GCOL] COLISÃO NO SOLO | COLISÃO COM OBSTÁCULOS NO SOLO | ADOTADA |