CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 12

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
039/D/0927/04/20091.Estudar a viabilidade de se emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade, em conformidade com o RBHA 39, para a aeronave de modelo S-76A, fabricada pela Sikorsky Aircraft Corporation, de CHT nº 7906, de 10 AGO 1979, e de ER nº 7906-05, de 28 OUT 2008, emitidos pela ANAC, determinando o cumprimento do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, datado de 11 SET 2007, que estabelece a necessidade de incorporar um kit de modificação para prevenir falha do *electrical-hydraulic rotor brake system*, que pode simultaneamente incapacitar o acendimento da *RTR BRK WRN light* no *central warning panel*, bem como o retorno automático de pressão através da *dump valve*.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
040/D/0927/04/20092.Determinar aos operadores brasileiros de aeronave de modelo S-76A, ER nº 7906-05, fabricada pela Sikorsky Aircraft Corporation, que estejam equipadas com o *electrical-hydraulic rotor brake system*, a desativação desse sistema, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, datado de 11 SET 2007.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
041/D/0927/04/20093.Implantar um processo eficaz de emissão, controle e revisão das Especificações Operativas de cada empresa de transporte aéreo público, evitando que uma mesma aeronave conste em Especificações Operativas de duas ou mais empresas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
042/D/0927/04/20091.Estudar a viabilidade de se emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade, em conformidade com o FAR 39, para a aeronave de modelo S-76A, fabricada pela Sikorsky Aircraft Corporation, TCDS nº H1NE, editado pela FAA, determinando o cumprimento do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007, que estabelece a necessidade de incorporar um kit de modificação para prevenir falha do *electrical-hydraulic rotor brake system*, que pode simultaneamente incapacitar o acendimento da *RTR BRK WRN light* no *central warning panel*, bem como o retorno automático de pressão através da *dump valve*.FEDERAL AVIATION ADMINISTRATIONACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
043/D/0927/04/20092.Determinar aos operadores de aeronave de modelo S-76A, TCDS nº H1NE, fabricada pela Sikorsky Aircraft Corporation, que estejam equipadas com o *electrical-hydraulic rotor brake system*, a desativação desse sistema, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007.FEDERAL AVIATION ADMINISTRATIONACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
044/B/0927/04/2009Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*).PRIMEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
044/B/0927/04/2009Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*).SEGUNDO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
044/B/0927/04/2009Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*).TERCEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
044/B/0927/04/2009Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*).QUARTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEAGUARDANDO RESPOSTA
044/B/0927/04/2009Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*).QUINTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
044/B/0927/04/2009Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*).SEXTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
044/B/0927/04/2009Divulgar o conteúdo deste Relatório aos operadores e às empresas de manutenção da aeronave S-76A de suas respectivas áreas de jurisdição, orientando para a necessidade de desativação do *electrical-hydraulic rotor brake system*, de acordo com Manual de Manutenção SA 4047-76-2, ATA 66-50-00, página 206, data de revisão 15 FEV 1986, até a incorporação do ASB 76-66-48 da Sikorsky Aircraft Corporation, de 11 SET 2007 (ações pertinentes às aeronaves S-76A equipadas com *electrical-hydraulic rotor brake system*).SÉTIMO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTYAZ[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA