CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 8

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
A-019/CENIPA/2013-RSV00518/07/2013Estudar a viabilidade de alterar os formulários das Fichas de Avaliação de Piloto (FAP), inserindo campos específicos para o registro das manobras e procedimentos de emergência, de modo a permitir um maior detalhamento de tais registros e um melhor acompanhamento e supervisão das manobras treinadas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNOB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
A-019/CENIPA/2013-RSV00618/07/2013Estabelecer mecanismos de vigilância, por parte da Agência, que assegurem a aderência dos operadores aos programas de treinamento aprovados.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNOB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
A-019/CENIPA/2013-RSV00718/07/2013Estabelecer mecanismos que assegurem que qualquer software adotado por operador aéreo que atue segundo o RBAC 135 ou o RBAC 121 para o despacho da aeronave, realize os cálculos de performance, inclusive os de peso máximo de decolagem, em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo fabricante da aeronave.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNOB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
A-019/CENIPA/2013-RSV00818/07/2013Aperfeiçoar os mecanismos de verificação de conformidades aplicados durante o processo de certificação de empresa aérea, bem como os de vigilância após a certificação, de modo a identificar falhas conceituais como a previsão de regressar para a pista na falha do motor na decolagem, após a V1, encontrada no SOP da NOAR.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRNOB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
A - 019/CENIPA/2013 - RSV 00118/07/2013Estudar a viabilidade de estabelecer um treinamento em voo monomotor com a superfície do Auto Bank Control defletida, de modo a permitir ao piloto conhecer a reação da aeronave diante do funcionamento deste dispositivo.LET AIRCRAFT INDUSTRIESACIDENTEPRNOB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A - 019/CENIPA/2013 - RSV 00218/07/2013Estudar a viabilidade de fornecer aos operadores o ajuste de potência que corresponde ao arrasto equivalente ao encontrado na condição de hélices embandeiradas, para que seja empregado no treinamento de voo monomotor. Enfatizar que o recuo do manete de potência para a posição idle resultará em significativo aumento do arrasto gerado pela hélice.LET AIRCRAFT INDUSTRIESACIDENTEPRNOB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A - 019/CENIPA/2013 - RSV 00318/07/2013Reavaliar o método de exame de palhetas com vistas ao seu reaproveitamento, de maneira a assegurar, integralmente, a ausência de processos de fadiga em todas as palhetas selecionadas para reaproveitamento.GE AVIATION CZECHACIDENTEPRNOB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
A - 019/CENIPA/2013 - RSV 00418/07/2013Estabelecer mecanismos que assegurem que o registro de serviços de manutenção realizados em sítio tragam a completa identificação das peças e componentes empregados, de modo a facilitar a sua rastreabilidade.GE AVIATION CZECHACIDENTEPRNOB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA