Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 22
NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO | DATA | RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA | DESTINATÁRIO | CLASSIFICAÇÃO | MATRICULA | TIPO | SITUAÇÃO |
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144/D/10 | 06/04/2010 | Viabilizar a realização de curso de Gerenciamento de Recursos da Corporação (CRM), destinado a toda a empresa, devendo ser repetido a cada vinte e quatro meses, no mínimo. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 145/D/10 | 06/04/2010 | Promover palestras a respeito dos temas: Consciência Situacional, Indisciplina de Vôo, Erro e Violação e inserir tais temas no subprograma de atividades educacionais constantes do PPAA da empresa. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 146/D/10 | 06/04/2010 | Alocar pessoal qualificado no setor de treinamento, visando assegurar o rigoroso cumprimento do programa de treinamento aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 147/D/10 | 06/04/2010 | Programar acompanhamento e avaliação de tripulantes, visando identificar tendências e perceber dificuldades no desempenho dos pilotos, de forma a encaminhá-los para correção o quanto antes. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 148/D/10 | 06/04/2010 | Estabelecer mecanismos de comunicação entre o setor comercial e o setor de operações para que este possa realizar efetivamente o planejamento dos vôos. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 149/D/10 | 06/04/2010 | Estabelecer mecanismos para que o Setor de Operações realize o planejamento, o desenvolvimento e o acompanhamento dos vôos, visando coibir o desrespeito aos limites operacionais das aeronaves da frota. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 150/D/10 | 06/04/2010 | Reciclar os mecânicos e pilotos no que se refere aos procedimentos de reabastecimento da frota, nos moldes estabelecidos nos manuais dos fabricantes das aeronaves. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 151/D/10 | 06/04/2010 | Instituir um mecanismo de Seleção de Pessoal sistematizado, baseado em critérios operacionais e técnicos, a fim de garantir a segurança das operações. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 152/D/10 | 06/04/2010 | Implantar um mecanismo periódico de avaliação da Cultura Organizacional, através de profissionais experientes na área de aviação, a fim de identificar as condições latentes de risco para as operações. | MANAUS AEROTÁXI LTDA | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 153/D/10 | 06/04/2010 | Viabilizar a realização de Auditoria de Segurança Operacional na empresa Manaus Aerotáxi, com a finalidade de verificar a conformidade dos procedimentos operacionais, de treinamento e de manutenção com os requisitos mínimos de segurança estabelecidos na legislação aeronáutica. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | ADOTADA | 154/D/10 | 06/04/2010 | Analisar a criação de mecanismos a fim de intensificar as ações de vigilância operacional sobre as empresas de táxi aéreo, visando coibir a prática de violações às normas vigentes. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | ADOTADA | 155/D/10 | 06/04/2010 | Examinar os manuais de manutenção do motor PT6A, a fim de avaliar se os procedimentos de inspeção, relativos à medição de temperatura do Fuel Heater possam ser tratados no mesmo capítulo dos procedimentos de inspeção quanto aos aspectos gerais, vazamentos e segurança. | PRATT & WHITNEY CANADENSE | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | AGUARDANDO RESPOSTA | 156/D/10 | 06/04/2010 | Realizar estudos, a fim de avaliar a pertinência da inclusão nas Fichas de Inspeção dos procedimentos previstos, no que se refere ao teste realizado quanto à medição de temperatura no Fuel Heater e no cover do filtro da bomba de alta pressão do motor modelo PT6A. | PRATT & WHITNEY CANADENSE | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | AGUARDANDO RESPOSTA | 157/D/10 | 06/04/2010 | Realizar Auditoria de Segurança Operacional Especial na empresa Manaus Aerotáxi, no intuito de verificar se as ações de prevenção do Elo-SIPAER têm alcançado os objetivos propostos no PPAA. | CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 158/D/10 | 06/04/2010 | Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção. | PRIMEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 158/D/10 | 06/04/2010 | Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção. | SEGUNDO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 158/D/10 | 06/04/2010 | Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção. | TERCEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 158/D/10 | 06/04/2010 | Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção. | QUARTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 158/D/10 | 06/04/2010 | Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção. | QUINTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 158/D/10 | 06/04/2010 | Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção. | SEXTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 158/D/10 | 06/04/2010 | Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção. | SÉTIMO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | *** | 159/D/10 | 06/04/2010 | Divulgar um alerta aos operadores civis e militares de aeronaves equipadas com motores PT6A quanto a importância da verificação da temperatura no Oil-to-Fuel Heater ou no cover do filtro da bomba mecânica de combustível, nos moldes do manual de manutenção do fabricante do motor, a fim identificar, oportunamente, possíveis falhas com o elemento térmico do Fuel Heater. | CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS | ACIDENTE | PTSEA | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | ADOTADA |