CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 6

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
A-012/CENIPA/2013-RSV00129/11/2013Aprimorar os processos de auditorias nas empresas reguladas pelo RBHA 145, que prestam serviços de manutenção terceirizados, com a finalidade de elevar e garantir o nível mínimo adequado de manutenção de produtos aeronáuticos aceitos pela Autoridade de Aviação Civil.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTTI[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
A-012/CENIPA/2013-RSV00229/11/2013Aprimorar os processos de auditorias nas empresas reguladas pelo RBAC 121 e 135, que terceirizam serviços de manutenção para outras empresas, com a finalidade de elevar e garantir o nível mínimo adequado de manutenção de produtos aeronáuticos aceitos pela Autoridade de Aviação Civil.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTTI[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTENÃO ADOTADA
A-012/CENIPA/2013-RSV00329/11/2013Aprimorar os procedimentos, as normas e as obrigações que assegurem a qualidade dos serviços de manutenção realizados em componentes aeronáuticos por empresas que não são detentoras de CHE emitidos pela Autoridade de Aviação Civil.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTTI[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
A-012/CENIPA/2013-RSV00429/11/2013Tendo em vista que as empresas envolvidas no acidente em tela (TRIP Linhas Aéreas e AV Indústria Aeronáutica Ltda.) tinham procedimentos e processos definidos nos seus Programas de Manutenção e MPI, aprovados e aceitos, respectivamente, pela Autoridade da Aviação Civil e que cumpriram o que estava previsto neles e também nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil, relacionados a esta atividade, e mesmo assim as falhas latentes se transformaram em falhas ativas, recomenda-se reavaliar a periodicidade e a qualidade dos processos de fiscalização com a finalidade de evitar acidentes aeronáuticos conforme previsto em legislação pertinente e vigente.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTTI[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA
014/D/1115/03/2011Determinar às empresas operadoras de aeronaves ATR-72 e ATR-42, a inspeção de todos os AFT PIVOT PIN de suas aeronaves ATR-72 e ATR-42 que tenham sofrido overhaul na empresa AV Indústria Aeronáutica LTDA (CHE 9507-02/ANAC), a fim de verificar a possibilidade de existência de trincas e imperfeições que possam levar à ocorrência de fadiga.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTTI[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA DE FORMA ALTERNATIVA
015/D/1115/03/2011Realizar uma inspeção na empresa AV Indústria Aeronáutica LTDA (CHE 9507-02/ANAC), a fim de verificar a conformidade dos serviços de manutenção realizados nos overhaul dos AFT PIVOT PIN das aeronaves ATR-72 e ATR-42 com os requisitos previstos.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRTTI[SCF-NP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA / COMPONENTEADOTADA