CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
a

Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 6

1
NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
IG-123/CENIPA/2024 - 0124/07/2025REAVALIAR SEUS PROCESSOS DE FISCALIZAçãO DA ATIVIDADE AEROPORTUáRIA E DESENVOLVER PROTOCOLOS ESPECíFICOS MAIS RIGOROSOS DE ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E FISCALIZAçãO DOS AERóDROMOS, ESPECIALMENTE DURANTE A REALIZAçãO DE OBRAS E SERVIçOS NAS PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM, OBJETIVANDO CRIAR MECANISMOS INTERNOS QUE PERMITAM MITIGAR OS RISCOS DECORRENTES DESSAS ATIVIDADES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRTTO[RI] INCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-123/CENIPA/2024 - 02 24/07/2025ATUAR JUNTO à ADMINISTRAçãO DO AERóDROMO AFONSO PENA (SBCT), CURITIBA, PR, DE MODO A GARANTIR QUE OS PRECEITOS ESTABELECIDOS PELOS REGULAMENTOS DE AVIAçãO CIVIL SEJAM OBSERVADOS EM CARáTER PERMANENTE PELO OPERADOR DO AERóDROMO.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRTTO[RI] INCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-123/CENIPA/2024 - 03 24/07/2025ATUAR JUNTO à ADMINISTRAçãO DO AERóDROMO AFONSO PENA (SBCT), CURITIBA, PR, DE MODO A GARANTIR QUE O GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL NO AERóDROMO SEJA REALIZADO CONFORME AS DIRETRIZES PREVISTAS NO MGSO APROVADO, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE à CORRETA IDENTIFICAçãO DOS PERIGOS E à ADEQUADA AVALIAçãO, ANáLISE E MITIGAçãO DOS SEUS RISCOS ASSOCIADOS.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRTTO[RI] INCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-123/CENIPA/2024 - 0424/07/2025DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS OPERADORES DE AERóDROMO DETENTORES DE CERTIFICADO OPERACIONAL DE AEROPORTO, A FIM DE GARANTIR QUE ESSES OPERADORES UTILIZEM AS FERRAMENTAS DE CáLCULO DA GRAVIDADE DOS EVENTOS DE INCURSãO EM PISTA RISC CALCULATOR E O GUIA PARA ENTENDER A SEVERIDADE DA INCURSãO EM PISTA, RECOMENDADAS PELO MANUAL PARA PREVENçãO DE INCURSãO EM PISTA NO AERóDROMO, POSSIBILITANDO QUE AS OCORRêNCIAS CATEGORIZADAS COMO A E B SEJAM OPORTUNAMENTE INVESTIGADAS PELA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER E QUE O RUNWAY SAFETY TEAM (RST) DO AERóDROMO SEJA CONVOCADO COM BREVIDADE, O QUE PERMITIRá A ADOçãO DE AçõES CORRETIVAS TEMPESTIVAS E MULTIDISCIPLINARES.AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRTTO[RI] INCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-123/CENIPA/2024 - 0524/07/2025DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS CONTROLADORES DE TRáFEGO AéREO, ENFATIZANDO A IMPORTâNCIA DA VARREDURA VISUAL DA PISTA E DA VIGILâNCIA CONSTANTE SOBRE TODAS AS OPERAçõES DE VOO QUE SE EFETUEM NO AERóDROMO OU EM SUAS VIZINHANçAS, INCLUSIVE DAS AERONAVES, VEíCULOS E PESSOAS QUE SE ENCONTREM NA áREA DE MANOBRAS, CONFORME PREVISTO NA ICA 81-4 PROGRAMA PARA PREVENçãO DE OCORRêNCIAS DE INCURSãO EM PISTA NA PRESTAçãO DOS SERVIçOS DE TRáFEGO AéREO E NA ICA 100-37 SERVIçOS DE TRáFEGO AéREO.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREOINCIDENTE GRAVEPRTTO[RI] INCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA
IG-123/CENIPA/2024 - 06 24/07/2025AVALIAR A VIABILIDADE DE AMPLIAR O CONCEITO DE “VARREDURA VISUAL DA PISTA” PARA “VARREDURA VISUAL DA áREA PROTEGIDA” NOS DOCUMENTOS EMITIDOS POR ESSE DEPARTAMENTO, COM O OBJETIVO DE ELEVAR O NíVEL DE CONSCIêNCIA SITUACIONAL DOS CONTROLADORES QUE OCUPAM A POSIçãO OPERACIONAL TORRE DE CONTROLE QUANTO à MOVIMENTAçãO DE AERONAVES, VEíCULOS E PESSOAS NA áREA DE MANOBRAS, ABRANGENDO NãO APENAS A PISTA DE POUSO E DECOLAGEM, MAS TAMBéM A ZONA DE PARADA (STOPWAY), TODA A EXTENSãO DA FAIXA DE PISTA, AS áREAS LATERAIS DELIMITADAS PELA DISTâNCIA REGULAMENTAR ESTABELECIDA PELO RBAC 154 ATé A POSIçãO DE ESPERA CORRESPONDENTE, A ÁREA DE SEGURANçA DE FIM DE PISTA (RESA) E, QUANDO APLICáVEL, A ZONA DESIMPEDIDA (CLEARWAY).DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREOINCIDENTE GRAVEPRTTO[RI] INCURSÃO EM PISTAAGUARDANDO RESPOSTA