Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 6
NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO | DATA | RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA | DESTINATÁRIO | CLASSIFICAÇÃO | MATRICULA | TIPO | SITUAÇÃO |
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IG-123/CENIPA/2024 - 01 | 24/07/2025 | REAVALIAR SEUS PROCESSOS DE FISCALIZAçãO DA ATIVIDADE AEROPORTUáRIA E DESENVOLVER PROTOCOLOS ESPECíFICOS MAIS RIGOROSOS DE ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E FISCALIZAçãO DOS AERóDROMOS, ESPECIALMENTE DURANTE A REALIZAçãO DE OBRAS E SERVIçOS NAS PISTAS DE POUSO E DECOLAGEM, OBJETIVANDO CRIAR MECANISMOS INTERNOS QUE PERMITAM MITIGAR OS RISCOS DECORRENTES DESSAS ATIVIDADES. | AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE GRAVE | PRTTO | [RI] INCURSÃO EM PISTA | AGUARDANDO RESPOSTA | IG-123/CENIPA/2024 - 02 | 24/07/2025 | ATUAR JUNTO à ADMINISTRAçãO DO AERóDROMO AFONSO PENA (SBCT), CURITIBA, PR, DE MODO A GARANTIR QUE OS PRECEITOS ESTABELECIDOS PELOS REGULAMENTOS DE AVIAçãO CIVIL SEJAM OBSERVADOS EM CARáTER PERMANENTE PELO OPERADOR DO AERóDROMO. | AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE GRAVE | PRTTO | [RI] INCURSÃO EM PISTA | AGUARDANDO RESPOSTA | IG-123/CENIPA/2024 - 03 | 24/07/2025 | ATUAR JUNTO à ADMINISTRAçãO DO AERóDROMO AFONSO PENA (SBCT), CURITIBA, PR, DE MODO A GARANTIR QUE O GERENCIAMENTO DA SEGURANçA OPERACIONAL NO AERóDROMO SEJA REALIZADO CONFORME AS DIRETRIZES PREVISTAS NO MGSO APROVADO, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE à CORRETA IDENTIFICAçãO DOS PERIGOS E à ADEQUADA AVALIAçãO, ANáLISE E MITIGAçãO DOS SEUS RISCOS ASSOCIADOS. | AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE GRAVE | PRTTO | [RI] INCURSÃO EM PISTA | AGUARDANDO RESPOSTA | IG-123/CENIPA/2024 - 04 | 24/07/2025 | DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS OPERADORES DE AERóDROMO DETENTORES DE CERTIFICADO OPERACIONAL DE AEROPORTO, A FIM DE GARANTIR QUE ESSES OPERADORES UTILIZEM AS FERRAMENTAS DE CáLCULO DA GRAVIDADE DOS EVENTOS DE INCURSãO EM PISTA RISC CALCULATOR E O GUIA PARA ENTENDER A SEVERIDADE DA INCURSãO EM PISTA, RECOMENDADAS PELO MANUAL PARA PREVENçãO DE INCURSãO EM PISTA NO AERóDROMO, POSSIBILITANDO QUE AS OCORRêNCIAS CATEGORIZADAS COMO A E B SEJAM OPORTUNAMENTE INVESTIGADAS PELA AUTORIDADE DE INVESTIGAçãO SIPAER E QUE O RUNWAY SAFETY TEAM (RST) DO AERóDROMO SEJA CONVOCADO COM BREVIDADE, O QUE PERMITIRá A ADOçãO DE AçõES CORRETIVAS TEMPESTIVAS E MULTIDISCIPLINARES. | AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | INCIDENTE GRAVE | PRTTO | [RI] INCURSÃO EM PISTA | AGUARDANDO RESPOSTA | IG-123/CENIPA/2024 - 05 | 24/07/2025 | DIVULGAR OS ENSINAMENTOS COLHIDOS NESTA INVESTIGAçãO AOS CONTROLADORES DE TRáFEGO AéREO, ENFATIZANDO A IMPORTâNCIA DA VARREDURA VISUAL DA PISTA E DA VIGILâNCIA CONSTANTE SOBRE TODAS AS OPERAçõES DE VOO QUE SE EFETUEM NO AERóDROMO OU EM SUAS VIZINHANçAS, INCLUSIVE DAS AERONAVES, VEíCULOS E PESSOAS QUE SE ENCONTREM NA áREA DE MANOBRAS, CONFORME PREVISTO NA ICA 81-4 PROGRAMA PARA PREVENçãO DE OCORRêNCIAS DE INCURSãO EM PISTA NA PRESTAçãO DOS SERVIçOS DE TRáFEGO AéREO E NA ICA 100-37 SERVIçOS DE TRáFEGO AéREO. | DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO | INCIDENTE GRAVE | PRTTO | [RI] INCURSÃO EM PISTA | AGUARDANDO RESPOSTA | IG-123/CENIPA/2024 - 06 | 24/07/2025 | AVALIAR A VIABILIDADE DE AMPLIAR O CONCEITO DE “VARREDURA VISUAL DA PISTA” PARA “VARREDURA VISUAL DA áREA PROTEGIDA” NOS DOCUMENTOS EMITIDOS POR ESSE DEPARTAMENTO, COM O OBJETIVO DE ELEVAR O NíVEL DE CONSCIêNCIA SITUACIONAL DOS CONTROLADORES QUE OCUPAM A POSIçãO OPERACIONAL TORRE DE CONTROLE QUANTO à MOVIMENTAçãO DE AERONAVES, VEíCULOS E PESSOAS NA áREA DE MANOBRAS, ABRANGENDO NãO APENAS A PISTA DE POUSO E DECOLAGEM, MAS TAMBéM A ZONA DE PARADA (STOPWAY), TODA A EXTENSãO DA FAIXA DE PISTA, AS áREAS LATERAIS DELIMITADAS PELA DISTâNCIA REGULAMENTAR ESTABELECIDA PELO RBAC 154 ATé A POSIçãO DE ESPERA CORRESPONDENTE, A ÁREA DE SEGURANçA DE FIM DE PISTA (RESA) E, QUANDO APLICáVEL, A ZONA DESIMPEDIDA (CLEARWAY). | DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO | INCIDENTE GRAVE | PRTTO | [RI] INCURSÃO EM PISTA | AGUARDANDO RESPOSTA |