CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 16

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
390/201220/09/2012Reavaliar junto à Autoridade do Estado Detentor do Projeto A-320 (EASA) se a arquitetura atual do sistema de combustível e alarmes cumpre com os requisitos de certificação aplicáveis ao projeto de tipo, uma vez que permite a partida do segundo motor com as bombas de combustível desligadas sem emitir alarme, desde que tal alarme tenha sido cancelado na partida do primeiro motor.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
391/201220/09/2012Reavaliar junto à Autoridade do Estado Detentor do Projeto A-320 (EASA) a adequação da cor e do tipo de alarme apresentado na partida dos motores com as bombas de combustível desligadas, bem como a necessidade de inserir um procedimento no AFM relativo à partida com bombas desligadas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
392/201220/09/2012Avaliar junto à Autoridade do Estado Detentor do Projeto A-320 (EASA) a necessidade de revisar o checklist da aeronave, inserindo um item de cheque específico para verificar as bombas de combustível ligadas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
393/201220/09/2012Atuar junto à empresa operadora no sentido de incrementar o treinamento de seus pilotos no tocante à coordenação de cabine, visando garantir o cumprimento de todos os itens de checklist previstos.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
394/201220/09/2012Atuar junto à empresa operadora no sentido de reavaliar o processo de formação de seus pilotos recém-contratados, a fim de certificar-se de que o tempo destinado às atividades teóricas e práticas tem propiciado condições para uma adequada absorção dos conhecimentos previstos e ambientação aos procedimentos normais e de emergência das aeronaves operadas pela empresa.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
395/201220/09/2012Atuar junto à empresa operadora no sentido de promover de maneira contínua o incentivo aos reportes voluntários de situações de perigo, tais como o esquecimento de itens de checklist, visando obter informações que permitam a análise de tendências e a adoção de medidas preventivas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
396/201220/09/2012Atuar junto à empresa operadora no sentido de modificar sua rotina operacional de forma a manter o comandante no cockpit antes do voo, permitindo a divisão de tarefas com o copiloto e incrementando a capacidade de detecção de erros.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
397/201220/09/2012Atuar junto à empresa operadora no sentido de reforçar, nos treinamentos em simuladores de aeronaves A-319 e A-320, a realização de partidas dos motores com auxílio de fontes de pressão para o primeiro motor e de alimentação cruzada para o segundo, visando obter uma maior ambientação dos tripulantes com esses procedimentos.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
398/201220/09/2012Atuar junto à empresa operadora no sentido de reforçar, em seus treinamentos de CRM, a necessidade de buscar o aeródromo adequado mais próximo para o pouso em caso de emergência, principalmente quando não se estabeleceu com clareza o motivo da pane.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
399/201220/09/2012Atuar junto à empresa operadora no sentido de estabelecer um procedimento de verificação periódica da compatibilidade entre as FDIU (Flight Data Interface Unit) e os DFDR (Digital Flight Data Recorder) de suas aeronaves, quanto à preparação para o número de palavras por segundo, a fim de evitar gravações de 128 wd/s em *frames* de 256 wd/s, o que gera dificuldades em download de dados.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
400/201220/09/2012Reavaliar junto à ANAC se a arquitetura atual do sistema de combustível e alarmes cumpre com os requisitos de certificação aplicáveis ao projeto de tipo, uma vez que permite a partida do segundo motor com as bombas de combustível desligadas sem emitir alarme, desde que tal alarme tenha sido cancelado na partida do primeiro motor.EUROPEAN AVIATION SAFETY AGENCYINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
401/201220/09/2012Reavaliar junto à ANAC a adequação da cor e do tipo de alarme apresentado na partida dos motores com as bombas de combustível desligadas, bem como a necessidade de inserir um procedimento no AFM relativo à partida com bombas desligadas.EUROPEAN AVIATION SAFETY AGENCYINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
402/201220/09/2012Avaliar junto à ANAC a necessidade de revisar o checklist da aeronave, inserindo um item de cheque específico para verificar as bombas de combustível ligadas.EUROPEAN AVIATION SAFETY AGENCYINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
157/200721/12/2007Reforçar a supervisão quanto a adequação e a execução dos Programas de Treinamento das empresas aéreas do RBHA 121, no tocante aos procedimentos de falha dos motores.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
166/200721/12/2007Intensificar a exigência às tripulações técnicas quanto a realização dos procedimentos de DUAL ENGINE FAILURE do SILLABUS no treinamento em simulador de vôo.TAM LINHAS AÉREASINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
167/200721/12/2007Alertar às tripulações técnicas no caso de DUAL ENGINE FAILURE para executarem os procedimentos contidos no Paper Check List do QRH (Quick Reference Check List) para ambos os casos de falha do (s) motor (es), Fuel Remaining, bem como no caso de No Fuel Remaining.TAM LINHAS AÉREASINCIDENTE GRAVEPRMBB[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA