CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 29

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
173/201204/06/2012Revisar o Manual de Curso de Voo por Instrumentos, MMA 58-9, de 25JUL1991, estabelecendo treinamento específico em treinadores sintéticos de helicópteros que inclua recuperação de atitudes anormais e situações de perda de controle do eixo de guinada descritas na Carta de Serviço nº 1673-67-04 da Eurocopter.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
174/201204/06/2012Fazer uma auditoria na empresa BHS, visando verificar a atualização e aprovação dos manuais utilizados, a aplicação do Programa de Treinamento aprovado e o tratamento das panes intermitentes pela manutenção.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
175/201204/06/2012Intensificar a fiscalização nas empresas aéreas offshore quanto à abrangência, à adequação e à implementação dos procedimentos contidos nos diversos manuais das empresas, bem como a sua atualização e aprovação/aceitação dos mesmos, antes de sua efetivação.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
176/201204/06/2012Intensificar a fiscalização nas empresas aéreas offshore quanto aos aspectos relacionados à aplicação do conteúdo do programa de treinamento aprovado.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
177/201204/06/2012Incluir requisito adicional para os programas de treinamento das empresas aéreas que efetuam operação offshore, abordando instruções relativas ao fenômeno da desorientação espacial e ilusões somatogiratórias, incluindo as de Coriolis e da espiral mortal, devido à homogeneidade da superfície do mar oferecer pouco contraste de formas e cores no ambiente operacional, onde a baixa visibilidade pode impedir a percepção visual da linha do horizonte, ocultando uma das poucas marcas contrastantes do ambiente.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
178/201204/06/2012Estabelecer requisito adicional, para a operação offshore, referente à utilização de colete salva-vidas com invólucro em cor de alta visibilidade contrastante com a água do mar, em conformidade com o padrão estabelecido nas TSO C13d e TSO C13f, visando a facilitar a localização de sobreviventes que não tenham inflado os seus coletes quando do salvamento e resgate no mar.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA DE FORMA ALTERNATIVA
179/201204/06/2012Realizar estudos para regulamentação do uso de dispositivos de acionamento com retardo automático do colete de sobrevivência quando em contato com a água do mar, visando aumentar as chances de sobrevivência em caso de acidente aeronáutico, na operação *offshore*.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA DE FORMA ALTERNATIVA
180/201204/06/2012Realizar estudos visando determinar se o colete salva-vidas do tipo jaqueta (U invertido) é mais adequado para o uso na operação offshore, levando em consideração, entre outras, a posição de flutuação do corpo em caso de inconsciência e a facilidade de abandono da aeronave no mar.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALNÃO ADOTADA
181/201204/06/2012Estabelecer requisito adicional para as operações offshore, que obrigue a utilização de marcador de localização pessoal (Personal Locator Beacon - PLB), por todos os tripulantes e passageiros durante os voos de operação offshore, objetivando facilitar a localização dos mesmos em caso de resgate no mar.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
182/201204/06/2012Coordenar, junto à Autoridade Primária de Certificação, a revisão do cumprimento dos requisitos do SSCVFDR no tocante ao transmissor acústico (pinger), tendo em vista assegurar-se de seu adequado funcionamento quando submerso.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
183/201204/06/2012Atuar junto aos operadores aéreos da aviação off-shore visando revisar os seus mecanismos de controle de publicações, a fim de assegurar-se de que as informações relacionadas à Segurança de Voo recebidas do fabricante de suas aeronaves e de outras fontes sejam transmitidas aos seus tripulantes.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
184/201204/06/2012Acrescentar procedimentos de auditorias que possibilitem identificar as condições latentes e falhas ativas existentes nos setores de treinamento, manutenção e operações das empresas aéreas contratadas, de forma a efetuar ações orientadoras e corretivas.EMPRESA BRASILEIRA DE PETRÓLEOACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
185/201204/06/2012Elaborar Plano de Resposta à Emergência específico para o atendimento a um acidente aeronáutico no mar, próximo às plataformas de apoio à operação offshore, semelhante a um Plano de Emergência Aeronáutico em Aeródromo (PEAA), no tocante à avaliação sistemática da eficácia dos procedimentos e da adequabilidade dos equipamentos de salvamento e resgate, levando em consideração a possibilidade do resgate se estender pelo período noturno, bem como de ocorrer em condições de mar severo.EMPRESA BRASILEIRA DE PETRÓLEOACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
186/201204/06/2012Promover ações para a melhoria das informações das condições meteorológicas nas plataformas sob sua responsabilidade.EMPRESA BRASILEIRA DE PETRÓLEOACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
079/A/0818/04/2008Verificar a existência e as perfeitas condições dos *clips* de posicionamento das hastes da trava de comando do cíclico no assoalho# e Verificar, após o destravamento dos comandos e antes da cada vôo, o correto posicionamento das hastes de travamento do cíclico nos *clips*, no assoalho.AERÓLEO TÁXI AÉREOACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALAGUARDANDO RESPOSTA
079/A/0818/04/2008Verificar a existência e as perfeitas condições dos *clips* de posicionamento das hastes da trava de comando do cíclico no assoalho# e Verificar, após o destravamento dos comandos e antes da cada vôo, o correto posicionamento das hastes de travamento do cíclico nos *clips*, no assoalho.SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS DO EXÉRCITO BRASILEIROACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
079/A/0818/04/2008Verificar a existência e as perfeitas condições dos *clips* de posicionamento das hastes da trava de comando do cíclico no assoalho# e Verificar, após o destravamento dos comandos e antes da cada vôo, o correto posicionamento das hastes de travamento do cíclico nos *clips*, no assoalho.PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DOS AFONSOSACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
079/A/0818/04/2008Verificar a existência e as perfeitas condições dos *clips* de posicionamento das hastes da trava de comando do cíclico no assoalho# e Verificar, após o destravamento dos comandos e antes da cada vôo, o correto posicionamento das hastes de travamento do cíclico nos *clips*, no assoalho.BHS HELICÓPTEROSACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
079/A/0818/04/2008Verificar a existência e as perfeitas condições dos *clips* de posicionamento das hastes da trava de comando do cíclico no assoalho# e Verificar, após o destravamento dos comandos e antes da cada vôo, o correto posicionamento das hastes de travamento do cíclico nos *clips*, no assoalho.SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS DA MARINHA DO BRASILACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
079/A/0818/04/2008Verificar a existência e as perfeitas condições dos *clips* de posicionamento das hastes da trava de comando do cíclico no assoalho# e Verificar, após o destravamento dos comandos e antes da cada vôo, o correto posicionamento das hastes de travamento do cíclico nos *clips*, no assoalho.TERCEIRO DO OITAVO GRUPO DE AVIAÇÃOACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
079/A/0818/04/2008Verificar a existência e as perfeitas condições dos *clips* de posicionamento das hastes da trava de comando do cíclico no assoalho# e Verificar, após o destravamento dos comandos e antes da cada vôo, o correto posicionamento das hastes de travamento do cíclico nos *clips*, no assoalho.GRUPO DE TRANSPORTES ESPECIAISACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
080/A/0818/04/2008Realizar estudos voltados para a verificação da possibilidade de travamento ou restrição no curso do comando do pedal ou de outro comando de vôo, em decorrência de deslocamentos inadvertidos de uma das hastes de travamento de comando do cíclico para trás do painel dos instrumentos ou outro local possível, quando a aeronave estiver em vôo. Nesse estudo, analisar: A conveniência de retirada das hastes de travamento de comando do cíclico do assoalho da aeronave, transportando-as em outro local, quando em vôo, somente utilizando-as no solo, por ocasião do travamento do cíclico# A conveniência de reposicionamento das hastes de travamento do comando do cíclico# e Modificação dos *clips* de posicionamento das hastes de travamento de comando do cíclico no assoalho, visando a efetiva fixação das mesmas quando em vôo, evitando qualquer possibilidade de travamento inadvertido ou comprometimento do curso dos comandos de vôo.EMPRESA BRASILEIRA DE HELICÓPTEROSACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
055/A/0814/04/2008Tomar providências para que os tripulantes e passageiros transportados por helicópteros, na operação *off shore* sob seu *contrato*, utilizem vestimentas de cor contrastante com o mar, objetivando facilitar a localização dos mesmos em caso de resgate.EMPRESA BRASILEIRA DE PETRÓLEOACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
056/A/0814/04/2008Realizar, antes do embarque em aeronaves para vôos sobre áreas marítimas, um *briefing* específico ao tipo de aeronave, ressaltando as suas peculiaridades relativas aos procedimentos de emergência, identificando estas, com fotos ou filmagens, evitando desenhos esquemáticos.EMPRESA BRASILEIRA DE PETRÓLEOACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
057/A/0814/04/2008Estudar a viabilidade da implantação do marcador de localização pessoal, *personal location beacon, PLB*, em todos os tripulantes e passageiros que participam operação *off shore*, objetivando facilitar localização dos mesmos em caso de resgate no mar. *CARTA SN COGSV DO E&P DE 20/10/2008 da Petrobrás informando inviabilidade do cumprimento. AGD RESPOSTA DEFEINITIVA.*EMPRESA BRASILEIRA DE PETRÓLEOACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIALADOTADA
058/A/0814/04/2008Padronizar os procedimentos operacionais de vôo (SOP), implementando, de imediato, sua utilização por todos os tripulantes.BHS HELICÓPTEROSACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
058/A/0814/04/2008Padronizar os procedimentos operacionais de vôo (SOP), implementando, de imediato, sua utilização por todos os tripulantes.BHS HELICÓPTEROSACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
059/A/0814/04/2008Providenciar para que seus tripulantes e funcionários transportados utilizem vestimenta/coletes de cor contrastante com o mar (mesmo que o colete não esteja inflado), objetivando/facilitar a localização dos mesmos em caso de resgate.BHS HELICÓPTEROSACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***
059/A/0814/04/2008Providenciar para que seus tripulantes e funcionários transportados utilizem vestimenta/coletes de cor contrastante com o mar (mesmo que o colete não esteja inflado), objetivando/facilitar a localização dos mesmos em caso de resgate.BHS HELICÓPTEROSACIDENTEPPMUM[MED] MÉDICO | DESORIENTAÇÃO ESPACIAL***