CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 18

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
106/D/0931/07/20091.Fiscalizar a Empresa de Manutenção TBA S.A. com o objetivo de verificar o atendimento aos requisitos estabelecidos na Seção 145.45 do RBHA 145, no tocante ao controle de qualidade de seus serviços.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
107/B/0931/07/20091.Divulgar o conteúdo deste Relatório às escolas de aviação e aos aeroclubes de sua área de jurisdição, ressaltando a importância do fiel cumprimento das normas e dos procedimentos previstos para os vôos VFR e IFR.QUARTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
107/B/0931/07/20091.Divulgar o conteúdo deste Relatório às escolas de aviação e aos aeroclubes de sua área de jurisdição, ressaltando a importância do fiel cumprimento das normas e dos procedimentos previstos para os vôos VFR e IFR.SEGUNDO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
107/B/0931/07/20091.Divulgar o conteúdo deste Relatório às escolas de aviação e aos aeroclubes de sua área de jurisdição, ressaltando a importância do fiel cumprimento das normas e dos procedimentos previstos para os vôos VFR e IFR.SÉTIMO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
107/B/0931/07/20091.Divulgar o conteúdo deste Relatório às escolas de aviação e aos aeroclubes de sua área de jurisdição, ressaltando a importância do fiel cumprimento das normas e dos procedimentos previstos para os vôos VFR e IFR.TERCEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOAGUARDANDO RESPOSTA
107/B/0931/07/20091.Divulgar o conteúdo deste Relatório às escolas de aviação e aos aeroclubes de sua área de jurisdição, ressaltando a importância do fiel cumprimento das normas e dos procedimentos previstos para os vôos VFR e IFR.SEXTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
107/B/0931/07/20091.Divulgar o conteúdo deste Relatório às escolas de aviação e aos aeroclubes de sua área de jurisdição, ressaltando a importância do fiel cumprimento das normas e dos procedimentos previstos para os vôos VFR e IFR.PRIMEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
107/B/0931/07/20091.Divulgar o conteúdo deste Relatório às escolas de aviação e aos aeroclubes de sua área de jurisdição, ressaltando a importância do fiel cumprimento das normas e dos procedimentos previstos para os vôos VFR e IFR.QUINTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
108/A/0931/07/20091.Realizar a padronização dos instrutores dos controladores de vôo para nivelar o grau de instrução a ser ministrada aos estagiários.DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE CONFINSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
109/A/0931/07/20092.Efetuar gestões junto ao CINDACTA-1 de forma a receber pessoal em quantidade suficiente para evitar a rotatividade e o acúmulo de funções do pessoal da Seção de Instrução e Avaliação Técnica e Operacional (SIATO).DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE CONFINSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
110/B/0931/07/20091.Estabelecer na normatização das atividades da Posição Supervisor, a previsão de exclusividade do desempenho desta função quando esta posição estiver ativada, evitando o acúmulo de função com outra atividade.DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE CONFINSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
111/B/0931/07/20092.Estabelecer na normatização da instrução dos controladores de vôo a obrigatoriedade de permanente acompanhamento do instrutor, quando um estagiário estiver desempenhando um serviço na Posição Operacional.DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE CONFINSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
112/B/0931/07/20093.Estabelecer processos discriminados e formalizados no programa de treinamento destinados à formação e à manutenção operacional dos controladores, abrangendo todas as fases de instrução.DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE CONFINSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
113/B/0931/07/20094.Ressaltar, no programa de treinamento destinado à formação e à manutenção operacional dos controladores de vôo, por meio de instrução de meteorologia, as possíveis e habituais formações de nebulosidade nos topos das elevações decorrentes das características físicas existentes na região (lagoas, ventos predominantes, etc), elevando a consciência situacional dos controladores de vôo quanto à importância de serem executados os alertas e avisos relativos à segurança, previstos no item 14.1 da ICA 100-12, ainda que as aeronaves se encontrem realizando um vôo visual, em que a responsabilidade pela separação da aeronave com obstáculos seja do próprio piloto em comando.DESTACAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO DE CONFINSACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
114/C/0931/07/20091.Prover o DTCEA-CF de pessoal em quantidade suficiente para evitar a rotatividade e o acúmulo de funções do pessoal da Seção de Instrução e Avaliação Técnica e Operacional (SIATO).PRIMEIRO CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA E CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREOACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
115/D/0931/07/20091.Prover a TMA-BH de Carta de Corredor Visual, visando à elevação do nível da segurança operacional na TMA-BH.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
116/D/0931/07/20092.Estudar a viabilidade de implantação, especificamente, para o tipo de vôo proposto (VFR/IFR), de dispositivo de alerta visual para os controladores em operação no console operacional, quando houver, em sua área de cobertura, tráfegos próximos a pontos mais elevados, em alturas e distâncias inferiores às de segurança para cada tipo de vôo. Tal dispositivo de alerta ar-solo deverá ser usado adequadamente para os vôos IFR e VFR, sem que haja a desativação pelos controladores.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA
117/D/0931/07/20093.Padronizar o uso, por parte dos controladores, do dispositivo de alerta ar-solo de forma a atender as necessidades operacionais.DEPARTAMENTO DE CONTROLE DE ESPAÇO AÉREOACIDENTEPTVHK[CTOL] COLISÃO COM OBSTÁCULO DURANTE A DECOLAGEM E POUSOADOTADA