Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 8
NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO | DATA | RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA | DESTINATÁRIO | CLASSIFICAÇÃO | MATRICULA | TIPO | SITUAÇÃO |
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A-019/CENIPA/2013-RSV005 | 18/07/2013 | Estudar a viabilidade de alterar os formulários das Fichas de Avaliação de Piloto (FAP), inserindo campos específicos para o registro das manobras e procedimentos de emergência, de modo a permitir um maior detalhamento de tais registros e um melhor acompanhamento e supervisão das manobras treinadas. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | ACIDENTE | PRNOB | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | ADOTADA | A-019/CENIPA/2013-RSV006 | 18/07/2013 | Estabelecer mecanismos de vigilância, por parte da Agência, que assegurem a aderência dos operadores aos programas de treinamento aprovados. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | ACIDENTE | PRNOB | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | ADOTADA | A-019/CENIPA/2013-RSV007 | 18/07/2013 | Estabelecer mecanismos que assegurem que qualquer software adotado por operador aéreo que atue segundo o RBAC 135 ou o RBAC 121 para o despacho da aeronave, realize os cálculos de performance, inclusive os de peso máximo de decolagem, em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo fabricante da aeronave. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | ACIDENTE | PRNOB | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | ADOTADA | A-019/CENIPA/2013-RSV008 | 18/07/2013 | Aperfeiçoar os mecanismos de verificação de conformidades aplicados durante o processo de certificação de empresa aérea, bem como os de vigilância após a certificação, de modo a identificar falhas conceituais como a previsão de regressar para a pista na falha do motor na decolagem, após a V1, encontrada no SOP da NOAR. | AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL | ACIDENTE | PRNOB | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | ADOTADA | A - 019/CENIPA/2013 - RSV 001 | 18/07/2013 | Estudar a viabilidade de estabelecer um treinamento em voo monomotor com a superfície do Auto Bank Control defletida, de modo a permitir ao piloto conhecer a reação da aeronave diante do funcionamento deste dispositivo. | LET AIRCRAFT INDUSTRIES | ACIDENTE | PRNOB | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | AGUARDANDO RESPOSTA | A - 019/CENIPA/2013 - RSV 002 | 18/07/2013 | Estudar a viabilidade de fornecer aos operadores o ajuste de potência que corresponde ao arrasto equivalente ao encontrado na condição de hélices embandeiradas, para que seja empregado no treinamento de voo monomotor. Enfatizar que o recuo do manete de potência para a posição idle resultará em significativo aumento do arrasto gerado pela hélice. | LET AIRCRAFT INDUSTRIES | ACIDENTE | PRNOB | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | AGUARDANDO RESPOSTA | A - 019/CENIPA/2013 - RSV 003 | 18/07/2013 | Reavaliar o método de exame de palhetas com vistas ao seu reaproveitamento, de maneira a assegurar, integralmente, a ausência de processos de fadiga em todas as palhetas selecionadas para reaproveitamento. | GE AVIATION CZECH | ACIDENTE | PRNOB | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | AGUARDANDO RESPOSTA | A - 019/CENIPA/2013 - RSV 004 | 18/07/2013 | Estabelecer mecanismos que assegurem que o registro de serviços de manutenção realizados em sítio tragam a completa identificação das peças e componentes empregados, de modo a facilitar a sua rastreabilidade. | GE AVIATION CZECH | ACIDENTE | PRNOB | [SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR | AGUARDANDO RESPOSTA |