CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 22

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
144/D/1006/04/2010Viabilizar a realização de curso de Gerenciamento de Recursos da Corporação (CRM), destinado a toda a empresa, devendo ser repetido a cada vinte e quatro meses, no mínimo.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
145/D/1006/04/2010Promover palestras a respeito dos temas: Consciência Situacional, Indisciplina de Vôo, Erro e Violação e inserir tais temas no subprograma de atividades educacionais constantes do PPAA da empresa.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
146/D/1006/04/2010Alocar pessoal qualificado no setor de treinamento, visando assegurar o rigoroso cumprimento do programa de treinamento aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
147/D/1006/04/2010Programar acompanhamento e avaliação de tripulantes, visando identificar tendências e perceber dificuldades no desempenho dos pilotos, de forma a encaminhá-los para correção o quanto antes.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
148/D/1006/04/2010Estabelecer mecanismos de comunicação entre o setor comercial e o setor de operações para que este possa realizar efetivamente o planejamento dos vôos.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
149/D/1006/04/2010Estabelecer mecanismos para que o Setor de Operações realize o planejamento, o desenvolvimento e o acompanhamento dos vôos, visando coibir o desrespeito aos limites operacionais das aeronaves da frota.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
150/D/1006/04/2010Reciclar os mecânicos e pilotos no que se refere aos procedimentos de reabastecimento da frota, nos moldes estabelecidos nos manuais dos fabricantes das aeronaves.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
151/D/1006/04/2010Instituir um mecanismo de Seleção de Pessoal sistematizado, baseado em critérios operacionais e técnicos, a fim de garantir a segurança das operações.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
152/D/1006/04/2010Implantar um mecanismo periódico de avaliação da Cultura Organizacional, através de profissionais experientes na área de aviação, a fim de identificar as condições latentes de risco para as operações.MANAUS AEROTÁXI LTDAACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
153/D/1006/04/2010Viabilizar a realização de Auditoria de Segurança Operacional na empresa Manaus Aerotáxi, com a finalidade de verificar a conformidade dos procedimentos operacionais, de treinamento e de manutenção com os requisitos mínimos de segurança estabelecidos na legislação aeronáutica.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
154/D/1006/04/2010Analisar a criação de mecanismos a fim de intensificar as ações de vigilância operacional sobre as empresas de táxi aéreo, visando coibir a prática de violações às normas vigentes.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA
155/D/1006/04/2010Examinar os manuais de manutenção do motor PT6A, a fim de avaliar se os procedimentos de inspeção, relativos à medição de temperatura do Fuel Heater possam ser tratados no mesmo capítulo dos procedimentos de inspeção quanto aos aspectos gerais, vazamentos e segurança.PRATT & WHITNEY CANADENSEACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
156/D/1006/04/2010Realizar estudos, a fim de avaliar a pertinência da inclusão nas Fichas de Inspeção dos procedimentos previstos, no que se refere ao teste realizado quanto à medição de temperatura no Fuel Heater e no cover do filtro da bomba de alta pressão do motor modelo PT6A.PRATT & WHITNEY CANADENSEACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORAGUARDANDO RESPOSTA
157/D/1006/04/2010Realizar Auditoria de Segurança Operacional Especial na empresa Manaus Aerotáxi, no intuito de verificar se as ações de prevenção do Elo-SIPAER têm alcançado os objetivos propostos no PPAA.CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
158/D/1006/04/2010Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção.PRIMEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
158/D/1006/04/2010Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção.SEGUNDO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
158/D/1006/04/2010Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção.TERCEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
158/D/1006/04/2010Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção.QUARTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
158/D/1006/04/2010Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção.QUINTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
158/D/1006/04/2010Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção.SEXTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
158/D/1006/04/2010Promover a divulgação dos fatores contribuintes deste Acidente Aeronáutico às Empresas de Táxi-Aéreo, Escolas de Aviação, Oficinais de Manutenção Aeronáutica, Aeroclubes e Operadores de aeronaves equipadas com o motor PT6A, com a finalidade de disseminar os ensinamentos para a prevenção.SÉTIMO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR***
159/D/1006/04/2010Divulgar um alerta aos operadores civis e militares de aeronaves equipadas com motores PT6A quanto a importância da verificação da temperatura no Oil-to-Fuel Heater ou no cover do filtro da bomba mecânica de combustível, nos moldes do manual de manutenção do fabricante do motor, a fim identificar, oportunamente, possíveis falhas com o elemento térmico do Fuel Heater.CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPTSEA[SCF-PP] FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DO MOTORADOTADA