CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 15

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
042/D/1019/03/2010Realizar auditoria técnica especial na Empresa Matogrossense de Aviões (EMA), a fim de esclarecer as condições de realização da última Inspeção Anual de Manutenção na aeronave acidentada, bem a conversão do motor para álcool.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOONÃO ADOTADA
043/D/1019/03/2010""" Analisar a possibilidade e a viabilidade de acrescentar no currículo mínimo do Curso de Formação dos Pilotos Agrícolas, baseada na MCA 58-17, disciplina Aeronaves Agrícolas, unidade Aeronaves Agrícolas - Avião, subunidade. Desempenho Operacional, informações referentes à variação do desempenho dos aviões agrícolas movidos a motores a pistão e turbo-hélices, com hélices de passo variável e fixo, em relação à altitude, pressão atmosférica, temperatura ambiente, peso da aeronave, carga """"G"""" e inclinação lateral."""AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOADOTADA
044/D/1019/03/2010""" Analisar a possibilidade e a viabilidade de acrescentar, no currículo mínimo do Curso de Formação dos Pilotos Agrícolas, instrução teórica e prática de recuperação de situações de pré-estol/estol em curvas de reversão (""""balão"""")."""AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOADOTADA
045/D/1019/03/2010Avaliar junto à Dirección Nacional de Aeronavegabilidad (DNA), da Argentina, atual autoridade do Estado de Projeto e autoridade responsável pela aeronavegabilidade continuada e da LAVIA Argentina S.A., detentora do Certificado de Tipo, a exeqüibilidade de elaboração de um suplemento ao Manual do Proprietário da aeronave PA-25, contemplando os limites de manobras e abrangendo as velocidades de estol em diferentes configurações, pesos, altitudes e inclinações, assim como estudar a aplicação de medidas complementares (inserção de placar na cabine do piloto) e outras medidas alternativas de prevenção.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOONÃO ADOTADA
046/D/1019/03/2010""" A viabilidade de programar ações de incentivo à homologação de aeronaves para utilização de álcool etílico hidratado combustível (AEHC), na aviação agrícola, conforme orientação contida no item 1.1.6 da Resolução nº 11, de 20 de julho de 2007, do CONAC, que """"estímulo a utilização de combustíveis alternativos em aeronaves, na formação de recursos humanos, como medida de redução de custos, assim como a priorização na certificação de produtos aeronáuticos com o uso dessas fontes de energia, para fins agrícolas e de instrução""""."""AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOADOTADA
047/D/1019/03/2010Avaliar junto à Agência Nacional de Aviação Civil, autoridade de Aviação Civil do Brasil, e junto à LAVIA Argentina S.A., detentora do Certificado de Tipo, a exeqüibilidade da elaboração de um suplemento ao Manual do Proprietário da aeronave PA-25, contendo os limites de manobras, abrangendo as velocidades de estol em diferentes configurações, pesos, altitudes e inclinações, assim como estudar a aplicação de medidas complementares (inserção de placar na cabine do piloto) e outras medidas alternativas de prevenção.DIRECCIÓN NACIONAL DE AERONAVEGABILIDAD (DNA) DA REPÚBLICA ARGENTINAACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOO***
047/D/1019/03/2010Avaliar junto à Agência Nacional de Aviação Civil, autoridade de Aviação Civil do Brasil, e junto à LAVIA Argentina S.A., detentora do Certificado de Tipo, a exeqüibilidade da elaboração de um suplemento ao Manual do Proprietário da aeronave PA-25, contendo os limites de manobras, abrangendo as velocidades de estol em diferentes configurações, pesos, altitudes e inclinações, assim como estudar a aplicação de medidas complementares (inserção de placar na cabine do piloto) e outras medidas alternativas de prevenção.DIRECCIÓN NACIONAL DE AERONAVEGABILIDAD (DNA) DA REPÚBLICA ARGENTINAACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOONÃO ADOTADA
048/D/1019/03/2010A possibilidade de elaborar um suplemento ao Manual do Proprietário da aeronave PA-25, contendo os limites de manobras, abrangendo as velocidades de estol em diferentes configurações, pesos, altitudes e inclinações, assim como estudar a aplicação de medidas complementares (inserção de placar na cabine do piloto) e outras medidas alternativas.LAVIA ARGENTINA S.A.ACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
049/C/1019/03/2010Divulgar este Relatório às empresas de manutenção de aeronaves, às escolas de formação de pilotos agrícola e às empresas de aviação agrícola de suas respectivas áreas de jurisdição, a fim de disseminar os ensinamentos adquiridos nessa investigação.QUARTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
049/C/1019/03/2010Divulgar este Relatório às empresas de manutenção de aeronaves, às escolas de formação de pilotos agrícola e às empresas de aviação agrícola de suas respectivas áreas de jurisdição, a fim de disseminar os ensinamentos adquiridos nessa investigação.SEGUNDO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
049/C/1019/03/2010Divulgar este Relatório às empresas de manutenção de aeronaves, às escolas de formação de pilotos agrícola e às empresas de aviação agrícola de suas respectivas áreas de jurisdição, a fim de disseminar os ensinamentos adquiridos nessa investigação.SÉTIMO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
049/C/1019/03/2010Divulgar este Relatório às empresas de manutenção de aeronaves, às escolas de formação de pilotos agrícola e às empresas de aviação agrícola de suas respectivas áreas de jurisdição, a fim de disseminar os ensinamentos adquiridos nessa investigação.TERCEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOAGUARDANDO RESPOSTA
049/C/1019/03/2010Divulgar este Relatório às empresas de manutenção de aeronaves, às escolas de formação de pilotos agrícola e às empresas de aviação agrícola de suas respectivas áreas de jurisdição, a fim de disseminar os ensinamentos adquiridos nessa investigação.SEXTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOADOTADA
049/C/1019/03/2010Divulgar este Relatório às empresas de manutenção de aeronaves, às escolas de formação de pilotos agrícola e às empresas de aviação agrícola de suas respectivas áreas de jurisdição, a fim de disseminar os ensinamentos adquiridos nessa investigação.QUINTO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOADOTADA
049/C/1019/03/2010Divulgar este Relatório às empresas de manutenção de aeronaves, às escolas de formação de pilotos agrícola e às empresas de aviação agrícola de suas respectivas áreas de jurisdição, a fim de disseminar os ensinamentos adquiridos nessa investigação.PRIMEIRO SERVIÇO REGIONAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOSACIDENTEPRFBA[LOC-I] PERDA DE CONTROLE EM VOOADOTADA