CENIPA - Recomendação de Segurança
Recomendações de Segurança
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Relatórios Finais Publicados | Total de registros: 22

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NÚMERO DA RECOMENDAÇÃO DATA RECOMENDAÇÃO DE SEGURANÇA DESTINATÁRIO CLASSIFICAÇÃO MATRICULA TIPO SITUAÇÃO
060/A/0815/04/2008Tornar obrigatória a inclusão na instrução dos pilotos de empresas detentoras de CHETA conteúdo detalhado sobre o uso dos comandos, mormente os pedais, na ocorrência de hidroplanagem.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
061/A/0815/04/2008Determinar a implantação de RESA em todos os aeroportos atendidos por aeronaves de transporte regular de passageiros.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
062/A/0815/04/2008Determinar a implantação de EMAS nos aeroportos atendidos por aeronaves de transporte regular de passageiros em que a RESA não for igual ou superior a 90 metros, priorizando os aeroportos com o maior número de movimentos e menores pistas.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
063/A/0815/04/2008Determinar às empresas detentoras de CHETA que revisem o conteúdo de seus Manuais Gerais de Operações, com vistas a manter nos mesmos apenas textos que tenham utilidade para a eficiência e a segurança das operações.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
064/A/0815/04/2008Realizar um levantamento nos aeroportos que administra, com vistas à implantação de EMAS, quer nas cabeceiras das pistas, quer em outras áreas sensíveis. Atenção especial deverá ser dada ao Aeroporto de Congonhas (SBSP).EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIAACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
065/A/0815/04/2008Rever os procedimentos de Trouble Shooting usados na análise dos reportes de manutenção, notadamente aqueles referentes ao Cap 32 (Trem de Pouso).PANTANAL LINHAS AÉREASACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
066/A/0815/04/2008Incorporar, na instrução dos pilotos, conteúdo detalhado sobre o uso dos comandos, mormente os pedais, na ocorrência de hidroplanagem.PANTANAL LINHAS AÉREASACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
054/A/0716/08/2007Propor projeto para a redução do risco imposto pelos obstáculos existentes nas faixas de pista das pistas do Aeroporto de Congonhas (SBSP), notadamente no trecho compreendido entre as marcas de 1.000 pés de ambas as pistas. O projeto deverá observar medidas a curto prazo (até 6 meses) e a médio prazo (até 3 anos).AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
055/A/0716/08/2007Que as operações da pista 17R-35L do Aeroporto de Congonhas (SBSP) fiquem restritas à condição de pista seca até que sejam feitas ranhuras para escoamento de água (Grooving) em sua superfície e que sejam efetuados todos os testes e exames previstos pela legislação aplicável.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
056/A/0716/08/2007No tocante à medição do coeficiente de atrito da superfície das pistas dos aeroportos, notadamente o Aeroporto de Congonhas (SBSP), requerer da administração aeroportuária comprovação da eficácia da metodologia, dos procedimentos específicos e do modo de calibração dos equipamentos, com vistas a assegurar consistência nos resultados das medições.AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVILACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOADOTADA
057/A/0716/08/2007No tocante à medição do coeficiente de atrito da superfície das pistas dos aeroportos que administra, notadamente o Aeroporto de Congonhas (SBSP), reavaliar a metodologia, os procedimentos específicos e o modo de calibração dos equipamentos, com vistas a assegurar consistência nos resultados das medições.EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIAACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLO***
058/A/0716/08/2007Verificar se a superfície da pista 17R-35L está sofrendo alguma alteração nas suas características que possa comprometer o seu coeficiente de atrito.EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIAACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLO***
059/A/0716/08/2007Que as operações da pista 17R-35L do Aeroporto de Congonhas (SBSP) fiquem restritas à condição de pista seca até que sejam feitas ranhuras para escoamento de água (Grooving) em sua superfície e que sejam efetuados todos os testes e exames previstos pela legislação aplicável.EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIAACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLO***
060/A/0716/08/2007Propor projeto para a redução do risco imposto pelos obstáculos existentes nas faixas de pista das pistas do Aeroporto de Congonhas (SBSP), notadamente no trecho compreendido entre as marcas de 1.000 pés de ambas as pistas. O projeto deverá observar medidas a curto prazo (até 6 meses) e a médio prazo (até 3 anos).EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIAACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLO***
061/A/0716/08/2007Propor projeto para a redução do risco imposto pelos obstáculos existentes nas faixas de pista das pistas do Aeroporto de Congonhas (SBSP), notadamente no trecho compreendido entre as marcas de 1000 pés de ambas as pistas. O projeto deverá observar medidas emergenciais (em até 6 meses) e definitivas (em até 3 anos).SERVIÇO REGIONAL DE PROTEÇÃO AO VOO DE SÃO PAULOACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
062/A/0716/08/2007Incluir no Manual Geral de Operações (MGO) da empresa (nos itens 3.1 Requisitos dos Tripulantes e 4.28 Obrigações dos Tripulantes de Vôo durante as Fases Críticas de Vôo), e onde mais for cabível, texto que amplie a aplicação do conceito de Cockpit Estéril nas situações de emergência até que todos os ocupantes da aeronave tenham sido evacuados e estejam em segurança.PANTANAL LINHAS AÉREASACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
063/A/0716/08/2007Providenciar que todos os tripulantes tomem imediato conhecimento que o conceito de Cockpit Estéril deve ser aplicado, além das situações já anteriormente previstas (i.e., do início do táxi até o cruzamento do FL100, e do FL100 até o estacionamento da aeronave), nas situações de emergência até que todos os ocupantes da aeronave tenham sido evacuados e estejam em segurança.PANTANAL LINHAS AÉREASACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLO***
064/A/0716/08/2007Com base na performance de suas aeronaves em pista molhada, notadamente em casos de abortiva de decolagem na V1 e de pouso, reavaliar se, para ambas as pistas do Aeroporto de Congonhas (SBSP), as margens de segurança estão dentro dos limites impostos pela legislação em vigor e daqueles preconizados como aceitáveis pela empresa.BRA LINHAS AÉREASACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
065/A/0716/08/2007Com base na performance de suas aeronaves em pista molhada, notadamente em casos de abortiva de decolagem na V1 e de pouso, reavaliar se, para ambas as pistas do Aeroporto de Congonhas (SBSP), as margens de segurança estão dentro dos limites impostos pela legislação em vigor e daqueles preconizados como aceitáveis pela empresa.GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTESACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLO***
066/A/0716/08/2007Com base na performance de suas aeronaves em pista molhada, notadamente em casos de abortiva de decolagem na V1 e de pouso, reavaliar se, para ambas as pistas do Aeroporto de Congonhas (SBSP), as margens de segurança estão dentro dos limites impostos pela legislação em vigor e daqueles preconizados como aceitáveis pela empresa.OCEANAIR LINHAS AÉREASACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLO***
067/A/0716/08/2007Com base na performance de suas aeronaves em pista molhada, notadamente em casos de abortiva de decolagem na V1 e de pouso, reavaliar se, para ambas as pistas do Aeroporto de Congonhas (SBSP), as margens de segurança estão dentro dos limites impostos pela legislação em vigor e daqueles preconizados como aceitáveis pela empresa.TAM LINHAS AÉREASACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLOAGUARDANDO RESPOSTA
068/A/0716/08/2007Com base na performance de suas aeronaves em pista molhada, notadamente em casos de abortiva de decolagem na V1 e de pouso, reavaliar se, para ambas as pistas do Aeroporto de Congonhas (SBSP), as margens de segurança estão dentro dos limites impostos pela legislação em vigor e daqueles preconizados como aceitáveis pela empresa.VIAÇÃO AÉREA RIO GRANDENSEACIDENTEPTMFK[LOC-G] PERDA DE CONTROLE NO SOLO***