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Função do Relator:
PILOTO
Operador:
AFR
Modelo de Aeronave:
B777
Data da ocorrência:
11/12/2011
Data Invalida
Hora:
22:15:00
Estado:
São Paulo
Selecione um Estad
Cidade:
Guarulhos
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBGR
Mais informações sobre localização:
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
5000ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
1h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
DURING APPROACH RWY 09R, 5000FT, HEADING 180, JUST BEFORE TURNING ON FINAL, OUR AIRPLANE HAD BEEN AIMED BY MANY LASER BEAMS COMING FROM DIFFERENT PLACES. IT SEEMS OBVIOUS THAT THESE ACTIONS WERE DELIBERATE, AND THAT THE COCKPIT WAS PARTICULARLY AIMED. NO CONSEQUENCE FOR THE FLIGHT, BUT WE WERE FORCED TO AVOID LOOKING OUTSIDE DURING LAST TURN. ATC WAS INFORMED BY RADIO.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação