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Função do Relator:
CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO
Operador:
ESCOLA DE AVIACAO CIVIL ACB LTDA - ME
Modelo de Aeronave:
PTBKU
Data da ocorrência:
02/11/2023
Data Invalida
Hora:
07:38:00
Estado:
Tocantins
Selecione um Estad
Cidade:
Palmas
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBPJ
Mais informações sobre localização:
QUADRA 1303 SUL ALAMEDA 11
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
EM VOOft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
9h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
O TRÁFEGO EM QUESTÃO ESTAVA EM VOO DE INSTRUÇÃO REALIZANDO TGL NO PRINCIPAL, DURANTE ESTE TRAJETO FOI ATINGIGO PELO FEIXE. POSTERIORMENTE O APP PMS ACIONOU A PM-TO PARA PRESTAR O DEVIDO APOIO E TENTAR LOCALIZAR O EMISSOR (VIDE LOCALIZAÇÃO ACIMA). DEVIDO OS CONTANTES DISPAROS CADA VEZ QUE A ACFT PASSADA PRÓXIMO AO LOCAL FOI ORIENTADA A PARAR O TGL NO PRINCIPAL E REALIZAR SOBREVOO EM OUTRO SETOR A FIM DE EVITAR MAIORES PROBLEMAS.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação