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Função do Relator:
FUNCIONÁRIO DO ÓRGÃO DE ADMINISTRAÇÃO AEROPORTUÁRIA
Operador:
Modelo de Aeronave:
PRFEA
Data da ocorrência:
21/08/2023
Data Invalida
Hora:
19:14:00
Estado:
Paraná
Selecione um Estad
Cidade:
Londrina
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBLO
Mais informações sobre localização:
Aeroporto de Londrina - Gov José Richa
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
5NM CAB 13ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
11h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
21/08/2023 - 19:14 Aeroporto: LONDRINA Tipo de ocorrência: Laser Local: aproximadamente a 5NM da cabeceira 13 Mapa de Grade: 1B Descrição da ocorrência: Aeronava: PR-FEA Procedência/Destino: SBMG/SBMG Posição do laser: aproximadamente a 5NM da cabeceira 13, ao lado esquerdo da aeronave. Laser verde, intermitente, durante um momento chegando a ficar bastante intenso, procedente de algum prédio. Acionamento da Polícia Militar 19:20 - Sargento Virtus. Sargento informou que mandaria uma viatura no local aproximado para averiguar. Foi realizado fechamento do aeroporto? Não Impacto no voo: Não Dano em aeronave: Não Encontrado em inspeção? Não Acionamento de forças de segurança: Sim Reportado por: Aeronave Recolhimento do item: Não Fase - Operação(conforme MCA 3-6): Arremetida no Ar Posição da Aeronave: aproximadamente a 5NM da cabeceira 13 Distância estimada da fonte emissora, se possível: Não foi possível avaliar Cor do laser: Verde A fonte emissora estava em movimento? Não O raio laser era proveniente direto da fonte? Sim Quantidade de fontes emissoras: 1 Tempo aproximado de exposição: não foi possível avaliar A incidência do laser parecia intencional? Sim Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva? Não Consequências na acuidade visual do piloto: Distração A ocorrência foi reportada via rádio ao órgão ATC ou estação AFIS? Não
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação