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Função do Relator:
OUTRO
Operador:
AEROCLUBE DE PERNAMBUCO
Modelo de Aeronave:
PRCHF
Data da ocorrência:
28/09/2023
Data Invalida
Hora:
19:02:00
Estado:
Paraíba
Selecione um Estad
Cidade:
Bayeux
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBJP
Mais informações sobre localização:
Perna do Vento RWY16
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
1500FTft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
1h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
Reportado no LRO da TWR-JP: "PR CHF (SIFC/SIFC C152) ao ingressar na perna do vento da RWY16 para TGL, por volta de 2202Z, reportou incidência de laser verde (contínua e intermitente) na aeronave, proveniente de uma fonte fixa, direta, informou aparentar vir do Bairro Mário Andreaza, não tinha mais detalhes exato da localização. Ainda ressaltou que não prejudicou a navegabilidade da aeronave, pois ocorreu apenas 1 vez. A aeronave fez mais toque e arremetida e disse que não avistou mais a ocorrência. Foi reportado o fato para outra aeronave (PTLEY) que ingressou na perna do vento, logo em seguida, e a mesma informou que não avistou incidência de laser. A informação foi repassada para o COA."
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação