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Função do Relator:
CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO
Operador:
NAV Brasil
Modelo de Aeronave:
PTIYP
Data da ocorrência:
28/07/2023
Data Invalida
Hora:
19:24:00
Estado:
Tocantins
Selecione um Estad
Cidade:
Palmas
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBPJ
Mais informações sobre localização:
Centro da cidade de Palmas-TO
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
centro da cidadeft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
3h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
8 minutos
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
Recebido pelo APP-PJ, via freq. 119.0, aos 22:24 UTC, pela aeronave PTIYP o reporte de raio LASER próximo à antena nas imediações do Banco do Brasil e da faculdade UniCesumar, localizado no centro da cidade de Palmas-TO. Após a decolagem do PRVPJ o mesmo também reportou o raio laser na mesma posição. Aproximadamente 1 hora após a informação, o PTIYP realizou outro voo e não houve reporte de raio laser.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação