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Função do Relator:
FUNCIONÁRIO DO ÓRGÃO DE ADMINISTRAÇÃO AEROPORTUÁRIA
Operador:
AZUL
Modelo de Aeronave:
PRAQF
Data da ocorrência:
23/07/2023
Data Invalida
Hora:
20:37:00
Estado:
Paraná
Selecione um Estad
Cidade:
Londrina
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBLO
Mais informações sobre localização:
AEROPORTO DE LONDRINA
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
Aproximação final CAB13ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
1h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
I. indicativo da aeronave: AZU4758 II. data: 23/07/23 III. hora: 22:37 UTC IV. local: LONDRINA V. pista em uso: 13 VI. procedimento executado pela aeronave: RNP Z RWY 13 VII. fase do procedimento: LO132 VIII. local de origem de emissão do LASER (contendo detalhes: proximidades do fixo a esquerda da final. IX. local de incidência do LASER ( aeronave, órgão ATC): AERONAVE X. manobras da aeronave (interferências no voo): NÃO HOUVE XI. reportado por: PILOTO XII. tipo de luz emitida: VERDE XIII. providências tomadas (no momento do reporte de incidência do LASER): PILOTO INFORMOU RECEBER LASER NA APROXIMAÇÃO FINAL.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação