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Função do Relator:
PILOTO
Operador:
ETA
Modelo de Aeronave:
C-97
Data da ocorrência:
29/11/2023
Data Invalida
Hora:
07:00:00
Estado:
Distrito Federal
Selecione um Estad
Cidade:
Brasilia
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBBR
Mais informações sobre localização:
nil
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
niveladaft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
11h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
5 nm
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
10 seg
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
No FAF do procedimento ILS W DA 11 L, a cerca de 6000ft, cabine do FAB2012 foi atingida por um feixe de laser verde. Foi identificado que o feixe partia de uma casa a cerca de 5nm da final do procedimento levemente a esquerda do eixo de aproximação da 11L. O fato foi reportado para a torre e a tripulação completou o pouso sem grandes problemas.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação