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Função do Relator:
OUTRO
Operador:
Total Linhas Aéreas
Modelo de Aeronave:
B727
Data da ocorrência:
27/12/2023
Data Invalida
Hora:
00:45:00
Estado:
São Paulo
Selecione um Estad
Cidade:
Guarulhos
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBGR
Mais informações sobre localização:
Laser aproximação RWY 10L SBGR
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
1h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
"Durante a aproximação para cabeceira 10L de SBGR foi apontado laser desde o fixo Lomen até o fixo de aproximação final. O laser causou bastante perigo durante a aproximação e várias vezes foi apontado para aeronave. O reporte estendeu-se a outras aeronaves,as quais tiveram o mesmo problema. Foi reportado a torre e pode ser verificado através da gravação da torre."
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação