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Função do Relator:
CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO
Operador:
NAV BRASIL
Modelo de Aeronave:
A20N
Data da ocorrência:
06/12/2023
Data Invalida
Hora:
22:00:00
Estado:
São Paulo
Selecione um Estad
Cidade:
Campinas
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBKP
Mais informações sobre localização:
Ponto de espera TWY D.
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
Ponto de espera TWY D ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
9h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
0,5 NM
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
O AZU2761 reportou, quando estava no ponto de espera, avistar emissão de laser próximo a cabeceira 15 a 0,5 NM. A TWR-KP também percebeu o laser sendo emitido em sua direção.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação