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Função do Relator:
FUNCIONÁRIO DO ÓRGÃO DE ADMINISTRAÇÃO AEROPORTUÁRIA
Operador:
INFRAERO
Modelo de Aeronave:
PR=YYL
Data da ocorrência:
30/08/2022
Data Invalida
Hora:
03:25:00
Estado:
Amapá
Selecione um Estad
Cidade:
Macapa
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBMQ
Mais informações sobre localização:
00017N0594W
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
2h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
Às 03h25; A aeronave da AZUL vôo 4234 teve que arremeter devido muita neblina quando no procedimento ao pouso pela Cab. 08. Ao retornar um dos pilotos teve os olhos ofuscado pelo RAIO LASER de cor ( VERDE ). Segundo informações do piloto a pessoa que projetou o LASER estava em um dos navios que estavam ancorado no Rio Amazonas. O piloto disse que haviam ( 02 ) dois navios um do lado do outro conforme as Coordenadas a seguir. COORDENADAS: ( 00017N0594W ) 1º NAVIO - ( LAAX ) 2º NAVIO - ( ELANRA EDWOOD ).
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação