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Função do Relator:
PILOTO
Operador:
Piloto
Modelo de Aeronave:
C-97M
Data da ocorrência:
22/09/2022
Data Invalida
Hora:
22:20:00
Estado:
Rio Grande do Norte
Selecione um Estad
Cidade:
Natal
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBNT
Mais informações sobre localização:
Perna do vento da pista 16R
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
proa 340ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
12h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
3 a 5'
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
Durante tráfego noturno em SBNT, na perna do vendo da pista 16R, foi avistado raio laser intencional, cuja fonte emissora aparentava vir de alguma casa que se encontrava exatamente no eixo 340, no setor W do aeródromo e um pouco após a cabeceira 16R. O emissor aparentemente estava "perseguindo" a aeronave com o feixe.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação