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Função do Relator:
OPERADOR
Operador:
TAM LINHAS AEREAS
Modelo de Aeronave:
xxxxx
Data da ocorrência:
03/01/2012
Data Invalida
Hora:
00:00:00
Estado:
São Paulo
Selecione um Estad
Cidade:
Sao Paulo
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBGR
Mais informações sobre localização:
xxxxxxxx
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
000ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
1h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
000
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
000
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
Dentro do atual panorama discutido amplamente inclusive atraves de reportagens na TV como a efetuada pelo programa Fantastico da Rede Globo de televisão no último mes de Dezembro de 2011, tenho a relatar: No Aeroporto de Guarulhos, no subsolo do Terminal 1, proximo ao Hotel Fast Sleep, existe em exposição na Loja La Berbelli um luxuoso estojo com "apenas" um green laser pointer, exatemente o modelo atualmente em voga utilizado para ataques irresponsaveis e criminosos contra aeronaves em aproximação no periodo noturno. Enquanto tal atividade ainda não seja devidamente criminalizada, que alias, seria o caso, ja com grande atraso, uma orientação para a ANAC interferir perante o citado estabelecimento seria altamente recomendavel para sermos economicos com as palavras. Para complementar meu total espanto com tal situação bizarra, procurei a Agencia da ANAC neste Aeroporto e solicitei um "RELPER" para ser preenchido. O funcionário de plantão no horario mencionado informou candidamente de que não tinha a menor ideia do que seria um Relatorio de Perigo. Acredito que em vista do exposto, comentarios adicionais se fazem desnecessarios.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação