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Função do Relator:
PILOTO
Operador:
1/5 GAV
Modelo de Aeronave:
C-95 2312
Data da ocorrência:
30/09/2020
Data Invalida
Hora:
20:30:00
Estado:
Goiás
Selecione um Estad
Cidade:
Goiania
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBGO
Mais informações sobre localização:
Nil
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
1000ft AGLft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
10h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
2km
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
30 segundos
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
Menos de 10NM do aeródromo, com proa aproximada 250° para a Pedreira próxima a Guapó, subindo para 1000ft AGL. 1P e um dos tripulantes no fundo da aeronave foram atingidos pelo laser. O laser vinha de um andar baixo em um dos prédios de apartamentos à esquerda da aeronave.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação