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Função do Relator:
CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO
Operador:
FAB
Modelo de Aeronave:
A29
Data da ocorrência:
29/10/2020
Data Invalida
Hora:
18:30:00
Estado:
Roraima
Selecione um Estad
Cidade:
Boa Vista
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBBV
Mais informações sobre localização:
PROXIMO AO ESTACIONAMENTO DO SHOPPING PATIO
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
PERNA BASEft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
9h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
900m
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
30min
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
O PILOTO MILITAR ESTAVA EXECUTANDO TRAFEGO DE EMERGÊNCIA SIMULADO, QUANDO NA BASE PARA POUSO, INICIOU ARREMETIDA DEVIDO AO OFUSCAMENTO DO LASER. O TRAFEGO MANTEVE ESPERA NA VERTICAL DO AERODROMO, E DURANTE O PERIODO EM QUESTAO, O RAIO LASER PERMANECEU SENDO EMITIDO.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação