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Função do Relator:
OPERADOR
Operador:
Azul Linhas Aéreas
Modelo de Aeronave:
PR-AQO
Data da ocorrência:
18/09/2019
Data Invalida
Hora:
00:22:00
Estado:
São Paulo
Selecione um Estad
Cidade:
Marilia
Selecione uma Cidade
Aeródromo:
SBML
Mais informações sobre localização:
2,5 NM da RWY 03
Fase de Operação (conforme MCA 3-6):
Aproximação final
Espera
Procedimento IFR
Arremetida no Ar
Manobra
STAR
Arremetida no Solo
Pairado
Subida
Decolagem
Pouso
Descida
Outra
Posição da Aeronave:
Altitude:
ft
Posição da fonte emissora em relação à aeronve:
1h
Distância estimada da fonte emissora, se possível:
2.5 NM da Rwy 03
Metros
Cor do Laser:
Verde
Vermelho
Outro
Selecione uma opção.
A fonte emissora estava em movimento?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Selecione uma opção.
O raio laser era proveniente direto da fonte ?
Sim
Não, refletia em uma outra superfície
Não foi possível avaliar
Quantidade de fontes emissoras:
Uma
Mais de uma
Tempo aproximado de exposição:
A incidência do laser parecia intencional?
Sim
Não
Não foi possível avaliar
Houve a necessidade de alterar a trajetória do voo ou executar manobra evasiva?
Sim
Não
Consequências na acuidade visual do piloto:
Distração
Cegueira temporária
Formação de imagens falsas
Queimadura da retina
Ofuscamento
Hemorragia na retina
A ocorrência foi reportada, via rádio, ao órgão ATC ou estação AFIS?
Sim
Não
Não havia órgão ATC ou estação AFIS
Informações importantes:
O ocorrido se deu durante a aproximação para pouso em Marília, havia um fóco de luz verde em nossa direção desde o início do procedimento RNAV da 03 até próximo da cabeceira. Observamos que o mesmo estava à 2.5NM da cabeceira 03 um pouco deslocado a direita do eixo. Devido ao efeito Black hole e mais essa luz, quase descontinuamos a aproximação. O pouso ocorreu normalmente e com segurança. Foi informado a rádio Marília e o mesmo nos informou a rotina deste evento e disse que iria fazer um RelPrev. Quero com isso informar e reforçar que já houverem outras ocorrências e solicito uma maior atenção relacionada a este assunto. Description from eReport FLT625-19 Observado Laser a direita da aeronave a 2.5 NM da cabeceira RWY 03. Ocorreu ofuscamento nos pilotos, gerando quase um procedimento de arremetida. Cabeceira 03 não tem PAPI, gerando carga de trabalho alta devido a black hole e mais o ofuscamento do laser, atrapalhando a aproximação. Description from eReport EREP336-19 ÀS 03:21Z DO DIA 18/09/2019, O COMANDANTE DO AZUL2998 (PR-AQO), PROCEDENTE DE CAMPINAS (SBKP), REPORTOU RAIO LASER A 2,5 NM DA RWY 03, NA FINAL DO PROCEDIMENTO RNAV, CAUSANDO SÉRIA DISTRAÇÃO, OFUSCAMENTO E CEGUEIRA MOMENTÂNEA., QUASE PROVOCANDO ARREMETIDA.
Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
DTI - Divisão de Tecnologia da Informação